Quem aqui não lembra de um grande amigo de infância? ou ,depois de adulto, de um grande amigo que lhe ajudou na hora em você mais precisou? O assunto de hoje , falaremos de uma das coisas mais importantes de um destino turístico, as parcerias e a cadeia produtiva do turismo.
O turismo é o setor que mais cresce no mundo, dados da OMT (Organização Mundial do Turismo ) apontaram crescimentos nos últimos anos, mesmo com a crise econômica, resultado disso: mais pessoas se deslocando pelo mundo. Outro dado curioso é que o turismo envolve 52 segmentos diretos e 55 segmentos indiretos, ou seja, até mesmo quem pensa que não está ligado ao turismo com a sua empresa, sente o reflexo da atividade , mesmo que indiretamente.
O trade são as empresas ligadas diretamente a prestação dos serviços turísticos; Hotéis, pousadas, restaurantes , agências, operadoras de turismo, etc.
Vamos dar um exemplo prático: O turista quer conhecer a cidade de São Sebastião no litoral norte, e vai sair da sua casa em São Paulo. Bom, aqui já começa a cadeia produtiva, desde a montadora que fabricou o carro e suas peças até o destino final. Sem falar que durante o caminho, a pessoa abasteceu, pagou pedágio, comeu em algum restaurante etc... até chegar no hotel e fazer um passeio para conhecer o atrativo.
Imaginem a quantidade de pessoas envolvidas nesse processo, até mesmo o colaborador da montadora foi beneficiado indiretamente.
Vamos dar um exemplo prático com os parceiros da Gonçalves Turismo, digamos que esse turista tenha contratado um roteiro para conhecer o bairro tradicional caiçara ( Bairro São Francisco), onde além do circuito histórico ele também tenha contratado um passeios de escuna.
Bom, a escuna da empresa Alegria no Mar faz o passeio, no retorno o turista é guiado por um guia local da empresa Gonçalves Turismo para conhecer o bairro tradicional caiçara, ao fazer o roteiro, esse turista conhece a feirinha beco do picaré com as mulheres da comunidade que fazem vários tipos de artesanatos locais, então ele resolve pedir uma refeição no bar e petiscaria Cantinho Caiçara com uma comidinha de sabor bem caseiro e tradicional, após o almoço ele resolve tomar aquele cafezinho no Café Camaleão, isso sem falar que no trajeto ele comprou um pescado fresquinho direto do pescador para levar para a sua cidade. Durante o caminho , esse turista esqueceu de comprar um artesanato para alguém da família, porém lembrou de ter visto no site da Gonçalves Turismo o contato da loja Sereia Soul e comprovou um belo colar artesanal pela loja online, que será entregue no dia seguinte pelo correio.
Após finalizar o circuito , duas empresas não foram envolvidas diretamente: a OSCIP de Educação Ambiental Instituto Supereco e a loja de Tintas Casa Cantão. Mas será que eles realmente ficaram de fora? A Gonçalves Turismo apoia iniciativas de educação ambiental na região e o Instituto Supereco realiza esse trabalho com a comunidade local. E durante o ano, a empresa Alegria no Mar precisa pintar a escuna, para deixá-la ainda mais bela , assim como o café Camaleão e o Cantinho Caiçara renovam a pintura do seu estabelecimento, e ambos fora comprar as tintas na Loja Casa Cantão. Ou seja , todos foram contemplados na cadeia produtiva do turismo, em alguns momento diretamente e em outros indiretamente.

Esse foi um exemplo breve das mais variadas possibilidades que o turismo pode proporcionar a uma localidade se houver cooperação, união e parceria.
Pensando nisso a Gonçalves Turismo está aberta a conhecer outras iniciativas e empresas que também pensam nessa cooperação e assim fazem juntas o turismo crescer de forma sustentável e igualitária.
Gostou desse exemplo? Compartilhe, para que mais pessoas entendam a importância do turismo.
Comments