GONÇALVES TURISMO AJUDA A ESTRUTURAR O PLANO ESTADUAL DE COMBATE AO LIXO NO MAR

Atualizado: 28 de Fev de 2020

Na última quinta-feira dia 20 de fevereiro de 2020, o CEO Vagner Pereira Gonçalves representando a Gonçalves Turismo participou de uma oficina para discutir medidas que vão auxiliar na elaboração do plano estadual de combate ao lixo no mar, realizada na associação comercial de Caraguatatuba-SP.


A oficina participativa para a elaboração do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar (PEMALM) reuniu representantes do litoral norte do estado de São Paulo, onde a Gonçalves Turismo foi a única empresa do setor de turismo a comparecer e dar contribuições referentes ao tema na área do turismo no litoral norte com apoio integral ao plano. Ainda estiveram presentes na oficina Angélica Bustamante do Instituto Conservação Costeira (ICC), Anita Pereira do Amaral coordenadora local do Instituto Supereco , Marcio José dos Santos da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte (APAMLN) , Natalia dela Fina do Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha , Priscila Saviolo Moreira do Parque Estadual da Ilha Anchieta ligada a Fundação Florestal e Renan Lima de Araújo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ubatuba, Mariana Andrade e Vitória Scrich do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP) além das representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA) Maria Tereza Mansur e Maria Fernanda Romanelli.


O objetivo foi identificar as fragilidades do tema sobre o lixo no oceano principalmente com a realidade do litoral norte , para pensar em soluções e estratégias na formulação do plano estadual, já que o plano federal ainda não traz muitos detalhamentos sobre as ações e medidas a serem tomadas nos próximos anos. O plano contempla a ODS 14 dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas, essa oficina encerra no primeiro momento o diagnóstico do litoral do estado, já que foram realizadas oficinas na capital, litoral sul, litoral centro e litoral norte.


Para a Gonçalves Turismo, participar da formulação do plano tem uma relevância ímpar, já que uma das premissas da empresa é trabalhar com as ODS da agenda 2030 e garantir o desenvolvimento sustentável da atividade turística na região. Com a formação de turismólogo, Vagner Gonçalves destacou a importância de se trabalhar com uma atividade que vise olhar não apenas o lucro mas também a preocupação com o meio ambiente devidamente equilibrado e ações que visam proteger florestas, rios e mares da região “Temos que pensar em como garantir uma atividade turística equilibrada, gerando sua sustentabilidade, se algo não for pensado e executado agora , estaremos matando nossa galinha de ovos de ouro e inviabilizando a atividade do turismo na região”.


A Parceria da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente junto com o Instituto Oceanográfico, também promoverá nos dias 28 e 29 de abril de 2020 na Universidade de São Paulo o II workshop do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar.


Participantes discutem ideias para o plano estadual de combate ao lixo no mar


Foto : Anita do Amaral do Instituto Supereco


Gostou dessa informação?, então divulgue para amigos e familiares, e vamos juntos promover a ação em prol dos oceanos , a Gonçalves Turismo já aderiu ao plano, faça você a sua parte enquanto cidadão ou empresa e faça parte desse oceano que acredita na mudança. Acesse www.goncalvesturismo.tur.br e acompanhe nossas ações pelas redes sociais.

#mtur #unwto #lixonomar #pemalmsp #marinelitter #ods14 #sdg14 #poluiçãomarinha #mareslimpo #institutosupereco #alegrianomar #circuitoturisticolitoralnorte #turismo #meioambiente #environment #environmentaleducation



28 visualizações0 comentário
  • Twitter
  • Gonçalves Turismo
  • @goncalves_turismo_sp
  • Gonçalves Turismo
  • Gonçalves Turismo
  • Gonçalves Turismo

©2019 por Gonçalves Turismo. Orgulhosamente criado com Wix.com