Atrativos Históricos e Culturais de São Sebastião

São Sebastião é uma das cidades mais antigas do Brasil, sendo descoberta no ano 1502 pela expedição do italiano naturalizado  espanhol Américo Vespúcio.  Como de costume nessa época os navegantes desbravadores, sempre utilizavam um calendário litúrgico com o dia de cada santo,  portanto ao passar próximo dessa região, ao avistar a ilha ( hoje Ilhabela ) e o continente , os nomeou  de acordo com o santo padroeiro do dia 20 de janeiro , no caso dia de São Sebastião. A ilha foi nomeada de ilha de São Sebastião, cujo nome geográfico permanece até hoje.

Igreja Matriz de São Sebastião 

Construída entre 1603 e 1609, foi a primeira construção da cidade no início do século XVII. Também construída com alvenaria de pedra, em estilo jesuíta, a igreja matriz foi erguida em devoção ao santo padroeiro da cidade: São Sebastião. Em 2001, passou por um restauro, onde descobriu-se vários fragmentos de imagens sacras do século XVII, além de uma ossada.

IMG_2301.JPG

Casa da Cultura 

Prédio do século XIX , construídos com técnicas de alvenaria de pedra, pau-a-pique e tijolos inclinados. Em 1910, foi sede do grupo escolar Henrique Botelho, primeira escola pública de São Sebastião. Atualmente funcionada como casa da cultura com exposições temporárias.

Museu de Arte Sacra

Construído no mesmo período da igreja matriz, recebeu o nome de capela São Gonçalo. Frequentada pelos negros, pobres e descendentes de indígenas ,o prédio do século XVII, hoje é o museu de arte sacra, abrigando peças dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX.

Casa Dória 

Construído no século XIX , pertenceu a família Dória, um deles era o famoso padre dória fundador da cidade de Salesópolis. O prédio é um modelo da modernidade da época, onde o modelo de transição do brasil colônia para o brasil império pode ser observado pela sua arquitetura.

Casa das Janelas 

Casa das janelas construídas no século XVIII, destaca-se pelo número de 13 janelas no total, onde foi moradia de um capitão mor e coletoria no século XIX. Um pequeno detalhe chama atenção: existem três portas falsas.

Casa de Câmara e Cadeia 

Importante construção do século XVII, inaugurada em 16 de março de 1636, foi a responsável pela emancipação politico-administrativa da cidade, sendo no piso inferior a cadeia e no piso superior a câmara.

Praia Hotel - Casa Brasileira 

Prédio do século XVIII, destaca-se pela imponência da época, onde no piso inferior funcionava como hospedaria para viajantes  e no piso superior moradia. Os detalhes nas laterais da casa, com símbolos ocultos da maçonaria, indicam que os antigos proprietários provavelmente eram cristãos novos. Atualmente funciona a Casa Brasileira.

Casa Esperança

Prédio do século XVIII, (1758) destaca-se como prédio mais rico da época. Seus detalhes nas laterais e portas de mármore, esculpidos a mão e vindos de Portugal, remontam o auge da cana de açúcar na região.  Essa importância arquitetônica fez com ele fosse tombado em 1969 pelo IPHAN. No piso superior funciona uma galeria de arte chamada de espaço cultura Adriana Vasques.

Fachadas Históricas 

As fachadas históricas foram construídas apenas para enganar a corte portuguesa quando a vila de São Sebastião buscava sua independência. Para a  vila ser elevada a cidade era necessário ter o poder da Igreja, já representada pela igreja matriz, ter uma sede dos poderes legislativo, executivo e judiciário representado pela casa de câmara e cadeia e uma certa quantidade de casas. Portanto para atender a esses requisitos as fachadas foram construídas penas como “fakes” para ajudar a garantir a emancipação político-administrativa de São Sebastião, que ocorreu aos dezesseis dias do mês de março de 1636.

Como visitar esses atrativos?

Para contratar uma visita monitorada da Gonçalves Turismo é muito fácil, basta clicar no botão "Comprar Visita" e escolher o seu roteiro, assim como a melhor forma de pagamento entre cartões de crédito e débito, boleto bancário, dinheiro ou depósito. 

A Gonçalves Turismo trabalha com preços especiais para grupos de turistas e grupos escolares para o turismo pedagógico. 

Se estiver com dúvidas pode entrar em contato pelo whatsapp (12) 98211-2140 e falar direto com o guia Vagner Gonçalves, ou para consultar preços especiais para grupos escolares pode mandar um e-mail para contato.goncalvesturismo@gmail.com 

"Lazer e conhecimento é nossa experiência" siga-nos em nossas redes sociais e fique atento a promoções.